Retrofoguetes / Enigmascope - Volume 1



01 Junho 2017

por Fernando Rosa

A baiana Retrofoguetes, liderada pelo guitarrista Morotó Slim, é uma das bandas mais importantes não apenas do rock nacional independente, mas da música brasileira dos últimos anos. Espécie de sucessora da fantástica Dead Billies, Retrofoguetes surgiu em 2002, com o clássico álbum "Ativas Retrofoguetes!", lançado em 2003. Em 2009, lançou "Chachacha", e, agora, em 2016, chegou a vez de "Enigmascope - Volume 1", outra obra-prima dos baianos.

“Enigmascope Volume 1” consolida toda a trajetória da banda, especialmente de Morotó Slim, pelo mundo da música instrumental, incluindo surf music, jazz, bossa nova, polca e levadas latinas. “Pra gente só faz sentido gravar um novo disco se ele for ainda melhor que o anterior. Somos muito criteriosos, queríamos fazer um bom trabalho e empenhamos todo o tempo e a grana que a gente tinha pra isso", disseram em entrevista ao site "Crush em Hi-Fi". O disco foi lançado no segundo semestre deste ano e pode ser ouvido em diversas plataformas digitais.

Ainda segundo a banda, na mesma entrevista, o disco foi concebido como trilha sonora para um imaginário filme de espionagem. "Quando iniciamos o processo de composição, tínhamos na cabeça todos os clichês dos filmes de espionagem, criamos a trilha pensando nos climas que rolam normalmente nesses filmes". De fato, o disco traz tema de espião (“Agente Duplo”), de vilão (“El Víbora”), clima de perseguição (“Ultrassecreto”), romance (“Hotel Cruzeiro” e “Il Segreto”) e mistério (“Soturno” e “Martini & Cianeto”).

Ouvir o disco - https://goo.gl/eCTsDC 

Foto de Pico Garcez.






POSTADO EM: /Resenha