Ataque Tropical Bogotano destaca vanguarda musical latina



20 Dezembro 2016

por Fernando Rosa

O documentário "Ataque Tropical Bogotano", disponível no Youtube, traz para as redes a moderna cena musical de Bogotá e da Colômbia. Produzido e publicado pela Noisey Colombia, o documentário destaca a carreira dos músicos Pedro Ojeda (bateria), Eblis Álvarez (guitarra) e Mario Galeano (baixo). O documentário com cerca de 20 minutos resume a história "los tres personajes más corrosivos de la tropicalia bogotana".

Na matéria, a Noisey apresenta Mario Galeano como "el antropólogo de la cumbia", Pedro Ojeda como "el estudioso de lo popular" e Eblis Álvarez como "el creativo de lo imposible". Os três integram juntos ou alternadamente os grupos Frente Cumbiero, Los Pirañas, Romperayo e Meridian Brothers. Mario Galeano, junto com Quantic, produziu o projeto Ondatropica, que reuniu artistas jovens e a velha guarda da música colombiana - o segundo volume será lançado em fevereiro.

Amigos há mais de 20 anos, o trio é uma espécie de triunvirato da moderna música colombiana, fundindo a música popular do país - índia, negra e branca -, piscodelia e sons tropicais. O grupo Los Pirañas participou da sexta edição do Festival El Mapa de Todos em Porto Alegre, em novembro de 2015, causando uma profunda impressão junto ao público. Romperayo, por sua vez, é convidado da próxima edição do festival, também na Capital gaúcha, em maio de 2017.

PS - Los Pirañas retorna ao Brasil no início de 2017, em fevereiro, para realizar shows nos festivais Psicodália e Recbeat.

Vejam abaixo o documentário com a história dos três músicos, a vanguarda da música da Colômbia e da América Latina.






POSTADO EM: /Integração Editorial