Nossos destaques de 2016, latinos e nacionais



16 Janeiro 2017

Da Redação

Em 2016, ouvimos menos músicas, em função da situação política do Brasil, que desviou nossa atenção para outras situações. No entanto, também é verdade que o ano não foi dos mais prolíficos não apenas no Brasil, assim como em outros país. Alguns dos principais artistas e grupos preferidos da redação não gravaram discos. Outros, lançam discos neste ano, como o projeto Ondatropica, da Colômbia, que já anunciou o lançamento de seu segundo álbum em fevereiro. Mesmo assim, graças ao Spotify, ouvimos alguns grandes discos, em sua maioria coletâneas ou relançamentos. Mas, claro, não deixamos de acompanhar alguns artistas jovens, em especial Francisco el hombre - para nós, o melhor disco nacional. E a cantora gaúcha Carmen Correa, grande promessa da nova MPB. A quase totalidade dos discos podem ser ouvidos no player Spotify.

Abaixo, uma lista de recomendados:

Los Destellos - Sicodélicos (IENPSA) - Um dos grupos fundadores da cumbia psicodélica peruana, com edição do pessoal do Sótano Beat, contendo os clássicos mais ácidos da banda.

Francisco el hombre - Soltasbruxa (Independente) - Em disco, o clima dos shows e a postura de sintonia com as ruas, que fazem da banda mais do que revelação, a afirmação musical do ano.

Baladas & Boleros - Peruvians Sing For The Brokenhearted! (Infopesa) - Uma coletânea sensacional que reúne pérolas canção dor-de-cotovelo em espanhol, também sob a chancela de qualidade da Infopesa.

Carmen Correa - Do outro lado (Independente) - Uma cantora como poucas, clássica, moderna, em seu disco de estreia que abre as portas da música brasileira para a sua obra.

Grupo Genesis - El Grupo Completo (Infopesa) - Outro grupo matriz da música peruana, desta vez da chicha, em disco que reúne seus principais sucessos, originalmente lançados pela Infopesa.

Dona Onete - Banzeiro (Natura Musical) - A maior cantora do Brasil, chega com novo disco, com produção refinada e canções que traduzem a musicalidade do Norte do Brasil.

Andrés Landero - Yo Amaneci (Munster/Vampisoul) - Um clássico da música colombiana, espécie de matriz da moderna música local, em seleção de Mario Galeano, de Los Pirañas, Ondatropica e Frente Cumbiero.

Pura Selva - Grandes Hits Amazónicos (Infopesa) - Coletânea com os grandes sucessos da cumbia amazônica peruana, com curadoria da gravadora Infopesa, desde suas fantásticas matrizes.

Systema Solar - Rumbo a Tierra (Polen Records) - Um dos grupos mais importantes da nova música colombiana, com novo disco, o terceiro, contendo a fantástica mistura sonora do país.

Juaneco y Su Combo - Leyenda Amazónica (Infopesa) - Indispensável coletânea do mestre da cumbia peruana, especialmente por tratar-se de obra produzida por sua gravadora original, a Infopesa.

Lestics - Torto (Independente) - Um novo disco, como sempre fino, elegante, com uma sonoridade e uma poesia tão rebuscada quanto simples e apaixonante desde a primeira audição.

Retrofoguetes - Enigmascope (volume 1) (KZV) - Outro grupo bisexto, mas com lançamentos sempre clássicos, deste vez radicaliza na sonoridade instrumental latina.

Gianoukas Papoulas - Olinka Stutz - Nós que nos amávamos tanto (Independente) - Banda paulista, bisexta e viciante, com um segundo disco tão legal quando o primeiro, lançado há dez anos.

Las Diferencias - Al borde del filo (Big Sur Companny) - O clássico power rock argentino, com ótimas guitarras, turbinado por influências dos anos setenta, garagem atual e stoner.

Esdras Nogueira - Na Barriguda (Independente) - Disco de integrante do recentemente extinto grupo Móveis Coloniais de Acaju, com a manha de quem sabe fazer MPB com qualidade.

Frank Jorge - Escorrega Três Vai Mil Sobra Sete (Selo Fonográfico 180) - Um pouco menos Jovem Guarda, com guitarras mais nervosas, o músico gaúcho confirma seu talento.

Bruno Souto - Forte (Deck Discos) - Um grande compositor e intérprete desde os tempos do grupo Volver, Bruno Souto acerta o o tom com a melhor e mais elegante música pop-brega dos últimos anos.  

Rios Voadores - Rios Voadores (Independente) - Um disco impecável de psicodelia & hard rock brasileiro tipo anos setenta, com qualidade autoral e instrumental.

Puro Norte - Clásicos de Cumbia Norteña (Infopesa) - De novo da Infopesa (fazer o quê, se lançam tanta coisa boa?), em coletânea com clássicas cumbias norteñas bailables.

Brasil también es latino - Vários (online) - Mais uma produção do jornalista Leonardo Vinhas & Scream & Yell & Zona de Obras (Espanha), desta vez trazendo canções de artistas brasileiros em versões por músicos latinos. 

Paul McCartney - Pure (EMI) - Bem, Paul McCartney em seus melhores momentos. 






POSTADO EM: /Listas