Los Shapis / Los Auténticos (remasterizado)



02 Junho 2018

por Fernando Rosa

A gravadora peruana Horóscopo acaba de lançar o disco de estreia do grupo Los Shapis, que pode ser ouvido na plataforma Spotify (abaixo). Além da qualidade musical, o disco veio embalado em capa ousada para aqueles tempos, início dos anos oitenta. Lançado em 1981, o disco trazia uma arte parodiando o clássico "Road to Ruin" dos Ramones, de 1978.

Naquele momento, Los Shapis já era bastante conhecido junto à população de migrantes interioranos que acorreram à Lima. A busca por melhores condições de vida também precisou vencer o preconceito contra os “interioranos”, especialmente andinos. Nesse contexto, o grupo Los Shapis foi um dos primeiros a assumir-se como “provincianos” com todas as letras.

Vindos de Huancayo, chegaram em Lima apresentando-se com o nome inspirado em uma dança tradicional inca “Los Shapis de Chupaca”. Espécie de pais do gênero “chicha”, rebatizaram sua música, que ia além do clássico huayano com o nome de uma bebida própria das cerimônias dos antepassados incas.

Liderado por Chapulin, voz, e Jaime Moreira, guitarra, Los Shapis contaram com dezenas de integrantes ao longo de seus trinta anos. Desde o primeiro disco, Los Auténticos Shapis, acumularam sucessos populares como El Aguajal, Borrachito, Porque Eres Mujer e El Mundo de Los Pobres, que deu nome a filme com eles. 







POSTADO EM: /Resenha