O sangue quente dos Los Rolling Ruanas



05 Agosto 2018

por Fernando Rosa

O disco "Sangre caliente" é uma grata surpresa vinda de Bogotá. Los Rolling Ruanas é uma espécie da Violent Femmes da música colombiana. A referência tem a ver com o fato de que eles trazem o rock em sua mistura. No primeiro disco, gravaram covers de rock e tinham "Paint Black", dos Stones, entre seus hits de shows. Los Rolling Ruanas adentra o caminho de artistas como Rolo no Chile (com a cueca) e Yangos no Brasil (com os ritmos pampeanos) que resgatam os ritmos regionais. 

No novo disco, no entanto, radicalizam na utilização das mais variadas referências nativas e latinas. Para garantir sucesso em seu ousado mix contaram com a produção de Mario Galeano. À frente de Los Pirañas, do Frente Cumbiero e do Ondatropica, Galeano é um dos maiores experts da música do continente. Galeano é um dos músicos e produtores mais importantes e inventivos da nova geração latino-americana.

“Este álbum tiene la energía del rock and roll y las raíces del altiplano cundiboyacense", diz a banda. "Pero también se nutre de otras músicas de Latinoamérica que influenciaron la carrera de cada uno de nosotros y la manera en que nos acercamos a los instrumentos que tocamos", continuam. 



O disco foi gravado e mixado em sistema analógico para destacar a tradicional música colombiana de cordas. "Sangre caliente" conta com as participações do grupo chileno Inti Illimani, do trio argentino de rap-folk-fusión Fémina e dos bogotanos Bang Club.

A banda nasceu em Bogotá, em 2014, com base em influências das raízes do rock e da música "campesina y rebelde" dos Andes colombianos, como a carranga. Integram a banda Juan Diego Moreno (voz e guacharaca), Fer Cely (requinto e coros), Luis Guillermo González (guitarra e coros) e Jorge Mario Vinasco (tiple e coros).

"Carranga", segundo o Wikipedia latino, "es un género de música folclórica surgida en la región andina colombiana, más exactamente en el departamento de Boyacá en los años 70, de mano del compositor Jorge Velosa​ y los Carrangueros de Ráquira". "En la ejecución de la música carranguera se utiliza la guitarra, el tiple, requinto-tiple, la guacharaca y la voz", diz ainda a enciclopédia.









POSTADO EM: /Matéria