Vieira e Seu Conjunto / Lambada das Quebradas



15 Junho 2018

por Fernando Rosa

O marco-zero da lambada também tem sua história, como todas as obras clássicas. Trata-se do primeiro disco gravado por Vieira e Seu Conjunto - da trilogia "Lambada das quebradas". O disco inaugurou a construção sonora do gênero mais importante da música brasileira moderna mais recente. Com "Lambada das quebradas", Mestre Vieira tornou-se o "pai" da lambada e da guitarrada - a lambada com guitarra.

Com seis dos doze temas contendo a expressão "lambada" no título, o disco traz um mix das sonoridades que resultaram no gênero, hoje rebatizado de guitarrada. A audição permite identificar ecos de chorinho, jovem guarda, música nordestina e latina, especialmente caribenha. A faixa de abertura, "Lambada da baleia", por exemplo, traz influências do mambo de Perez Prado, segundo Bruno Rabelo e André Macleuri, do blog Lambada das Quebradas.

Um diferencial do disco para a época é o tema "Lambada das quebradas", uma letra-crônica que narra a chegada de uma baleia nas águas de Barcarena, em 1974. Também importante é a opção/afirmação da "lambada" com garantia de "casa cheia pra turma balançar" diante da pressão para cantar rock. A faixa dois, instrumental, que dá nome ao disco, antecipa as qualidades técnicas do grande guitarrista, que se confirmaram nas obras posteriores.

Outra situação envolvendo o disco tem a ver com as datas de sua gravação - no estúdio Rauland, em Belém - e do lançamento. Em vários momentos, o próprio Mestre Vieira afirmou que o disco havia sido "gravado em 1975 e lançado em 1977". A ficha técnica do disco, no entanto, registra que foi "gravado em outubro de 1978" e lançado em 1979, pela gravadora Continental, transformando-se em grande sucesso regional ao longo do ano.



Lambada das quebradas

Lado 1

01 - Lambada da baleia
02 - Lambada das quebradas
03 - Vamos dançar a lambada
04 - Lambada da pachanga
05 - Você voltou pra mim
06 - Bate estaca

Lado 2

01 - Lambada da curupira
02 - Botando pra quebrar
03 - Você vai chorar
04 - Lambada da bicharada
05 - Ela foi embora
06 - Som do amor

Músicos

Guitarra Solo - Vieira
Guitarra Base - Coalhada
Contra - Baixo - Carequinha
Bateria - Cassiano (Cocada)
Pandeiro - Papa -Veia
Ganzá - Sombra
Treme - Terra - Canela de vidro
Cantor - Quiabão






POSTADO EM: /Resenha