Mestre Solano, o som da Amazônia



11 Junho 2018

por Fernando Rosa

O Pará é celeiro de grandes guitarristas, do que são exemplos Mestre Vieira e Aldo Sena, entre os mais conhecidos fora do estado. Outro nome destacado entre os grandes nomes é Solano, natural de Abaetetuba. O disco de estreia - "Solano e Seu Conjunto - Volume 1", gravado nos estúdios da Gravasom, em Belém, foi lançado em 1984.

O seu grande sucesso veio com o segundo disco, lançado um ano depois, a música "Americana", de autoria de Frank Carlos. Um dos grandes hits amazônicos, a música cruzou décadas e gerações, sendo cantada até hoje. No primeiro show do extinto grupo La Pupuña, em uma Noite Senhor F, em Brasília, no Gate´s Pub, em 2004, a música fez parte do setlist.



Diferente dos demais guitarristas de lambadas que usavam a guitarra Giannini, Solano introduziu a Snake no cenário. Em seu último disco, lançado em CD, em 2014, Mestre Solano exibe toda a exuberância musical e instrumental conquistada ao longo da carreira. No disco, a música "Rei Solano", com participação de Sebastião Tapajós, é o tributo definitivo à sua obra.



"Assim como Vieira e Aldo Sena, Solano também tinha sua própria banda", informa o blog Lambada das Quebradas, especializado no gênero. Segundo o blog, "essa característica imprimia um diferencial a esses artistas, dando coesão e sotaque sonoro às gravações". Ao seu lado, figuraram outros grandes guitarristas locais, entre eles, Marinho e Batista, "sideman" Chimbinha.

Mestre Solano gravou grandes discos de lambada e música paraense e amazônica em geral, nos anos oitenta, principalmente. Os três primeiros discos foram gravados na Gravasom, o estúdio da maioria dos artistas do Norte naquela década. Os três discos são batizados com o nome "Solano e Seu Conjunto - Volumes 1, 2 e 3", respectivamente, e foram lançados em 1984, 1985 e 1986.

Solano começou a a carreira musical aos 13, tocando banjo no grupo Jazz Tupi, em Beja, um distrito de Abaetetuba. Depois integrou o Jazz Abaeté, tocando bateria, mesmo sem nunca ter estudado o instrumento. Em seguida, participou da banda Carlos Gomes, onde tocava bumbo. Aos 21 anos, mudou-se para Belém, onde fez concurso para sargento e passou a integrar a corporação e a Banda do Corpo de Bombeiros.

Em 1974, gravou o primeiro disco, um raríssimo compacto duplo que, segundo ele, já trazia lambadas. Nos anos 80, montou o primeiro grupo, batizado Top5, rebatizado para Solano e Seu Conjunto. Nos anos 90, integrou o "cast" da gravadora Atração, passando também pela RGE e Inter CD. Em cada uma, lançou dois discos. 




Discografia

LP

Solano e Seu Conjunto - Volume 1 (1984)

Solano e Seu Conjunto - Volume 2 (1985)
Solano e Seu Conjunto - Volume 3 (1986)
Solano e Seu Conjunto - (1991) *Volume 5 no label do disco e 4 nas postagens de Youtube.

CD

Solano - Volume 6 (s/d)
Mestre Solano & O Som da Amazônia (2014)
 





#Lambada40anos






POSTADO EM: /#Lambada40Anos