Gilson, um mestre na transição da lambada



02 Julho 2018

por Fernando Rosa

O guitarrista Gilson é um nome talvez "perdido" na história da origem da lambada, no início dos anos oitenta. Natural de Manaus, estado do Amazonas, ele gravou, até onde se sabe, um LP pelo selo regional Araponga, distribuído pela Polygram. O disco foi lançado em 1983, mesmo ano da estreia solo do também amazonense Oseas, e antes de outros conterrâneos Magalhães e André Amazonas.

Na contracapa do disco, um texto assinado por F. Cavalcante, disc-jockey da Rádio Difusora de Manaus, traz um pouco de informação sobre o artista. Pelo texto, Gilson integrou o grupo The Good Boys, que "levava ao delírio a moçada" nas boates de Manaus. Na época, apesar do nome em inglês, e da formação instrumental clássica de grupo de rock, The Good Boys tinha um repertório de música dançante, como boleros e outros ritmos latinos.

Com doze faixas, em quatro delas tendo a expressão "lambada" no nome, as músicas evidenciam um exímio guitarrista. Em outras músicas, surgem as parcerias de Magalhães (um dos mestres da guitarra local, que ainda não havia gravado) e do saxofonista Teixeira de Manaus. A ficha técnica informa que o baixo foi tocado por Mário Gonçalves, também guitarrista e irmão de Pinduca - ou um homônimo.

"A Orquestra The Good Boys, a partir de 1965, foi um marco divisório de uma nova formação musical na cidade, foi o primeiro grupo de formação com características de grupo de rock’n roll, tendo uma formação de 5 pessoas, um mesmo formato de uma banda inglesa: era um sax, guitarra, bateria, contrabaixo e um cantor", diz Lucyanne Afonso, professora da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, em seu blog Maraka.

O disco contém temas que merecem atenção especial, como "Improvisando na lambada", música que abre o lado B do disco. Nela, além da guitarra com o dedilhado especial da lambada, e percussão latina, um improviso de órgão "sixtie" dá o tom de clássico para a música. Já "A dança da tribo", parceria de Gilson e Magalhães, antecede temas melódicos semelhantes desenvolvidos pelo parceiro mais famoso em seus futuros discos.  






POSTADO EM: /PoderVerde