The Velvet Underground / The Quine Tapes



02 Agosto 2018

por Fernando Rosa

The Velvet Underground – Bootleg Series Volume 1: The Quine Tapes é uma apaixonante caixinha com três CDs contendo registros da banda ao vivo em San Francisco e St. Louis, em 1969. As gravações foram feitas em fita cassete por Richard Quine, futuro guitarrista dos Voidoids (de Richard Hell), quando era apenas um apaixonado fã da banda. Apesar da precária fonte original da gravação, e do tempo passado, a qualidade do som é bastante razoável.

Nos três CD estão a maioria dos clássicos da banda que, naquele momento, contava com Lou Reed (guitarra base e vocal), Sterling Morrison (guitarra solo e vocais), Doug Yule (baixo e vocais) e Maureen Tucker (bateria e vocais). Além das conhecidas Sister Ray, Sunday Morning e Femme Fatale, entre outras, os CDs trazem registros do futuro álbum Loaded e canções como Ride Into The Sun, só gravada posteriormente pelo próprio Lou Reed. As músicas, como era comum na época, foram transformadas em verdadeiras jams, com tempos de duração superiores as versões originais. Das 23 faixas, apenas a versão de Rock and Roll não é inédita – ela foi lançada no Velvet Underground Live 1969, mas com uma mixagem diferente.

The Bootleg Series Volume 1 foi lançado oficialmente pelo selo Polydor, em 2001, com produção de Bill Levenson e Sal Mercury e, claro, participação do próprio Richard Quine, que assina o encarte. Ainda fã da banda, como confessa no texto, Quine chegou a tocar com Lou Reed, nos anos oitenta, em shows e no disco The Blue Mask, e ainda com outros artistas como Brian Eno, Lloyd Cole, Matthew Sweet, Tom Waits e Marianne Faithfull.

 






POSTADO EM: /Resenha