Souza Caxias, o sax de ouro



19 Novembro 2018

por Fernando Rosa

O saxofonista e compositor Souza Caxias é um dos mestres do instrumento no Amazonas, ao lado de Teixeira de Manaus, Chico Caju, Agnaldo do Amazonas, Chiquinho David, Aurélio do Sax e Admilton do Sax. Natural de Autazes, no interior do estado, região dos índios Mura, que resistirem à colonização portuguesa, Souza Caxias desenvolveu a carreira em Manaus. São raras as informações sobre ele na internet, e seus discos são raridades, sem relançamento em mídias modernas.

Um dos mestres do beiradão, gênero musical do Amazonas, Souxa Caxias gravou três discos entre os anos de 1984 e 1994, por diferentes selos. O primeiro deles, batizado com o nome de "O sax de ouro de Autazes", foi gravado no estúdio Transa Som, em Manaus, e lançado pelo selo Acauam, dos Discos Unacam. O terceiro disco, também independente, com o título de "O sax de ouro", e produção local, foi lançado pelo selo Carippa Discos, em 1994.

O segundo disco, "Deixa comigo", lançado pelo selo Tropical, em 1986, ganhou o selo de qualidade da gravadora Gravasom, de Belém, fonte de grandes clássicos da música do Norte. O disco contou com a produção, regência, bateria e percussão de Sagica, guitarra base e solo de Barata, teclados de Manoel Cordeiro e baixo de Neca. Este grupo de músicos participou da gravação dos discos mais importantes da produção musical amazônica, nos anos oitenta.









POSTADO EM: /PoderVerde