Infopesa lança super-box digital de Los Mirlos



08 Fevereiro 2019

por Fernando Rosa

A gravadora peruana Infopesa lançou hoje um box digital com a discografia do grupo Los Mirlos. São 10 discos que totalizam 117 músicas digitalizadas, em mais de 6 horas. A coleção reúne todos os discos editados pela gravadora. Na seleção estão clássicos como Sonido Amazônico, El Sonido de Los Mirlos, El Escape, El Poder Verde e La Danza del Petrolero. O super-box está disponível em todas as plataformas digitais.

Natural de San Martín (Moyobamba), Los Mirlos era formado por sete jovens músicos que deslocaram-se para Lima. Na Infopesa, gravaram seus primeiros compactos e, depois, uma série de álbuns, sob direção de Alberto Maravi. Em sua obra, Los Mirlos traduz magistralmente com cadência, elegância e leveza a sonoridade da selva tropical, que une Peru e Brasil, na fronteira com o Acre.

Mais do que apenas uma gravadora, a Infopesa é uma instituição fundamental para a memória musical do Peru e de toda a América Latina. Ainda na ativa, Alberto Maravi é o responsável pelo lançamento de dezenas de grupos de cumbia e chicha nos anos setenta e oitenta. Atualmente, também sob comando de seu filho, Juan Ricardo, a Infopesa já reeditou dezenas de títulos clássicos e raros.

A formação original de Los Mirlos contava com Jorge Rodríguez (voz principal), Carlos Vásquez (tumbadoras), Hugo Jáuregui (timbales), Gilberto Reátegui (guitarra), Danny Fardy Jhonston López (guitarra), Segundo Gustavo Rodríguez (tumbas) e Tony Wagner Grández Aguilar (bongo). Com alteração de formação ao longo dos anos, o grupo segue na ativa.

  






POSTADO EM: /Matéria