El Mapa de Todos #8: resistência cultural



30 Março 2019

Da Redação

O Festival El Mapa de Todos realiza sua 8ª edição nos próximos dias 7 e 8 de maio, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Em sua 8ª edição, o festival celebra a resistência cultural e musical, fortalecendo os vínculos com a região do Pampa e com as modernas e diferentes expressões musicais locais, do Brasil e do Cone Sul.

Nesta edição, o festival foi contemplado no edital #juntospelacultura_2, da Secretaria de Estado da Cultura, e será realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. O festival é organizado pela Produtora Musical Senhor F, que atua editorialmente na cena independente desde 1998.

Os artistas convidados do festival reafirmam o compromisso da curadoria e da organização do evento com o fortalecimento da cultural e da música do RS, do Pampa e da América Latina no contexto iberoamericano.

A presença de Gilberto Monteiro e de Paola Kirst & Kiai Grupo trazem o clássico e o moderno da música do Rio Grande do Sul para o palco do Festival.

Sofia Viola e Cuarteto Ricacosa a atualização da música do Prata em suas formas modernas de releitura da milonga, do chamamé e outros gêneros.

Tuyo e Keila, a mais moderna e universal música produzida no Brasil atualmente.

ARTISTAS CONVIDADOS


Para a 8ª edição estão programados seis apresentações, três por noite, distribuídas da seguinte forma:


- no dia 7, terça-feira:

20h00 - Paola Kirst & Kiai Grupo (Brasil/RS),

21h00 - Cuarteto Ricacosa (Uruguai),

22h00 - Gilberto Monteiro (Brasil/RS).
 

- no dia 8, quarta-feira:

20h00 - Sofia Viola (Argentina),

21h00 - Keila (Brasil/PA),

22h00 - Tuyo (Brasil/PR).

A cantora e compositora Paola Kirst é ganhadora do Prêmio Açorianos de 2019 como revelação da música do Rio Grande do Sul. O uruguaio Cuarteto Ricacosa é um dos destaques da música do Prata com sua releitura da música tradicional da região. O gaúcho Gilberto Monteiro é um dos gênios da gaita (sanfona) gaúcha e brasileira.

A cantora argentina Sofia Viola é uma das mais destacadas cantautoras da nova geração sulamericana de autoras e cantoras femininas. Natural do Pará, e egressa do grupo Gang do Eletro, Keila renova o tecnobrega e outras linguagens musicais do Pará. O grupo Tuyo, de Curitiba, é a grande revelação da música independente brasileira atual.

INGRESSOS

Os ingressos a preços populares estão à venda no site online e na bilheteria do Theatro São Pedro. Meiaentrada mediante 1 kg de alimento não perecível, 1 peça de roupa de inverno ou 1 livro.

Os shows começam às 20 horas.

https://vendas.teatrosaopedro.com.br/festival-el-mapa-de-todos-07

https://vendas.teatrosaopedro.com.br/festival-el-mapa-de-todos-08.

PALESTRAS

O festival contará com duas palestras, uma sobre o disco “Prá Ti, Guria”, de Gilberto Monteiro, lançado em 1987, e marco da integração da música do Pampa; e outra sobre os 40 anos da “Lambada”, com a história do gênero musical surgido no Norte do Brasil nos anos oitenta.

TRANSMISSÃO

O festival será transmitido ao vivo, com link compartilhado por parceiros da mídia iberoamericana, como Zona de Obras e REDPEM (Rede de Jornalistas Musicais Iberoamericanos), além de perfis de artistas e jornalistas latinos e brasileiros.

- Zona de Obras - www.zonadeobras.com

- REDEPEM - https://www.facebook.com/groups/redpem/


 






POSTADO EM: /Festival /8ª Edição