Ondas Tropicais, a invenção da lambada e do beiradão



09 Junho 2019

da Redação

O livro "Ondas Tropicais - A invenção da lambada e do beiradão na Amazônia moderna", de autoria do jornalista, produtor e pesquisador Fernando Rosa, lançamento independente, conta a história dos dois gêneros musicais. O livro afirma, de maneira especial, a origem paraense da lambada, ainda nos anos setenta, destacando a primeira lambada gravada, por Pinduca, em 1976, e o disco-marco do gênero, de autoria de Mestre Vieira e Seu Conjunto, "Lambadas das Quebradas", em 1978.

"Ondas Tropicais" traz o contexto musical da época, o papel das rádios ondas curtas, a influência caribenha e latina, a importância da indústria fonográfica regional, resenha de discos históricos, biografias dos principais artistas, discografia indicada e capas de discos.

Para o autor, "o livro, na verdade, é um manual de introdução, um ponto de partida para contribuir com a afirmação e a defesa da identidade cultural e da importância da lambada e do beiradão, e de forma especial, da música da Amazônia no cenário musical brasileiro".

A partir desta edição, o autor pretende dar continuidade à investigação, ampliando a pesquisa por meio de entrevistas com artistas, produtores e pesquisadores, novas informações contextuais e inclusões discográficas, com mais capas de vinis da época.

O livro é a primeira publicação de Senhor F Livros, à venda por meio do Facebook da produtora Senhor F - facebook.com/ProdutoraSenhorF/, e do próprio autor facebook.com/SenhorF2011 - ao preço de R$ 30,00, incluído o custo do frete para qualquer região do país.

Em breve, o livro estará à venda na Amazon.

Contatos: Fernando Rosa (61) 983492201 (zap)

* Foto: Iano Andrade.






POSTADO EM: /Matéria