Mestre Cupijó e Seu Ritmo / Dance o Siriá (vol 2)



07 Setembro 2019

por Fernando Rosa

O disco traz um de seus títulos mais reverenciados, "Mambo do Martelo", regravado pela Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. “Dance o Siriá, vol. 2”, com Mestre Cupijó e Seu Rítmo, lançado em 1974, sucedia com sucesso “Dance o Siriá”, do mesmo ano. Os dois discos foram lançados pelo selo Escorpião, da gravadora Rozenblit, de Recife, por onde naquele momento desaguava a produção musical da região Norte.

No disco, Mestre Cupijó dava sequência à obra de modernização do “siriá” - intensa manifestação do sincretismo das músicas indígena e negra. Saxofonista genial, Cupijó radicalizava a fusão dos sopros das tradicionais orquestras europeias às influências indígena, negra e caribenha. Segundo o Wikipedia, “o siriá é uma dança brasileira originária do município de Cametá, localizado no estado do Pará”.

Nascido em Cametá, nas margens do rio Tocantins, no estado do Pará, ao Norte do Brasil, Mestre Cupijó transformou-se em referência musical da região. Sob o nome de Mestre Cupijó e Seu Ritmo, lançou seis discos, atualmente muito valorizados no mercado de vinil. Em 2014, o selo Analog Africa lançou coletânea em vinil e cd contendo 14 temas selecionados da obra de Cupijó, dando-lhe a projeção internacional.






POSTADO EM: /Resenha