Carlos Santos / Volume 4



27 Outubro 2019

por Fernando Rosa

O volume 4 da série de discos gravados por Carlos Santos é, talvez, o melhor dos seus lançamentos. Lançado em 1982, é nele que está a música “Quero você”, escondida como última faixa do lado “b”. Na época, a música vendeu mais de um milhão de cópias e projetou a gravadora Gravasom, de Belém, de propriedade de cantor.

A música era uma versão, não assumida, de um hit da música caribenha “Jamais voir ça”, do grupo Exile One, de Guadalupe, nas Antilhas. O sucesso estrondoso chamou a atenção da gravadora original, que reclamou os direitos autorais para os autores e intérpretes originais.

O disco traz ainda outros temas que fizeram sucesso e alguns per-manecem em playlists de DJs até hoje. A mais lembrada delas é “Dona Baratinha”, com uma sonoridade moderna para a época. Outro tema que se destacou foi “Lambada do Piriri”, parceria com Pedro Américo e Alípio Martins.

O sucesso de “Quero você” transformou a Gravasom em uma espécie de “Meca” para os artistas da região Amazônica. A partir dela, a Gravasom foi o centro da produção musical no Norte do país. Em seus estúdios passaram artistas do Pará, e de outros estados, de lambada, brega e outros ritmos regionais.

 






POSTADO EM: /OndasTropicais