A poética dos beiradões, em doc amazonense



15 Dezembro 2019

Da Redação

Disponível no Youtube, o documentário “A Poética dos Beiradões” resgata a história do gênero musical criado no estado do Amazonas, a partir dos anos setenta e oitenta. Com acento no saxofone, o beiradão produziu grandes instrumentistas, como Teixeira de Manaus, Agnaldo do Amazonas, Chico Cajú e Chiquinho Davi, entre outros. Também são citados no documentário os guitarristas Magalhães da Guitarra, André Amazonas e Oseas, que se destacaram na mesma época.

O documentário é produzido pela Cauxi Produtora Cultural, com músicos do grupo Alaidenegão, sob o patrocínio da Natura Musical, edital de 2018. Segundo o jornal A Crítica, de Manaus, “A poética dos Beiradões” aborda a produção fonográfica de compositores amazonenses que, "ao longo das beiradas dos rios amazônicos, instituíram um fazer musical em experimentações e trocas de saberes culturais". Em pouco mais de uma hora, o documentário traz entrevistas, relatos dos músicos e depoimentos de pesquisadores.

O beiradão também é objeto do livro "Ondas Tropicais - A invenção da lambada e do beiradão na Amazônia moderna", de Fernando Rosa, editor do portal Senhor F. O livro reúne artigos publicados no portal sobre cenários, personagens, instrumentistas e discos clássicos que gestaram os dois gêneros musicais na região amazônica. O livro pode ser adquirido pelo email < produtorasenhorf@gmail.com > ou na < amazon.com >, ao preço médio de R$ 30,00.

Parte 1/5 (vejam os demais episódios no Youtube)






POSTADO EM: /Matéria