Exile One e a invenção do cadence-lypso



24 Fevereiro 2020

por Fernando Rosa

Nos anos 70, um grupo de músicos da ilha de Dominique, liderados por Gordon Henderson, "inventou" o cadence-lypso. O disco "Exile One", da banda com mesmo nome, lançado em 1974, pela gravadora Disques Debs International, de Guadalupe, fez da banda um dos ícone da música da região e abriu caminho para inserir a música do Caribe no universo da World Music.

Em sua estreia, Exile One misturava ritmos haitianos com calypso, reggae, funk, soul e sonoridades modernas do latin-pop mundial como Santana e Osibisa. Com isso, o grupo e o novo gênero conquistaram as ilhas da região, a Europa e chegaram até o Norte do Brasil, em particular no estado do Pará - parte do "grande Caribe".

Nos anos oitenta, a série de discos "Lambadas Internacionais", da gravadora paraense Gravasom, incluiu algumas de suas músicas na compilação de 10 volumes - sem crédito ao grupo, apenas aos autores. Uma delas, em particular, "Jamais Voir Ça", rebatizada de "Quero Você", virou hit nacional na gravação de Carlos Santos, também dono da gravadora.

O disco foi reeditado em vinil pela gravadora Tidal Waves Music apresentado como um dos mais influentes clássicos da World Music. De acordo com a nota da gravadora, a nova prensagem em 180 gramas, lançada ano passado, com apenas 500 cópias, é a primeira reedição em vinil desde 1974.

A carreira musical de Gordon Henderson começou em bandas de adolescentes, apresentando-se em shows e danças de talentos na ilha de Dominique (onde ele nasceu), informa o selo. Antes de formar o Exile One, já em Guadalupe, Gordon Henderson integrou o grupo Les Vikings, que circulou pela região e pela Europa.

A música do disco reúne um naipe de metais, mais órgão, guitarra, baixo e percussão que constroem uma poderosa massa sonora e dançante. Influenciados pelo pan-africanismo da época, a capa traz a banda vestida com trajes afro, e segurando grandes feijões secos de uma árvore tropical local formando o nome da banda.






POSTADO EM: /GRANDE CARIBE