Los Camaroes, a ressurreição das guitarras mágicas



12 Dezembro 2020

por Fernando Rosa

Lançado originalmente em 1979, o clássico álbum "Resurrection", com o grupo Los Camaroes, ganhou reedição em vinil em 2017, pelo selo Analog Africa. O grupo surgiu no final dos anos 60, em Maroua, no norte da região islâmica de Camarões.

O disco foi gravado ao vivo, em duas faixas, no Mango Bar, em Yaoundé. O registro marca a última colaboração entre o líder da banda Jean Gabari e o inovador guitarrista Messi Martin, que se reagruparam para gravar o disco. Os dois foram responsáveis pelo sucesso da banda nos anos sessenta.

A reedição do LP em versão "deluxe", com capa dupla e encarte, traz notas sobre a história da banda, pelo tecladista original Mbambo "Johnny Cosmos" Simon. O texto interno também contém entrevistas atuais com o produtor Nicolas Mongué e o engenheiro Emmanuel Guyssot, que gravaram o disco.

O som é uma perfeita interação das guitarras Gabari e Messi, algo tipo Tom Verlaine e Richard Lloyd, no Television. Os solos parecem independentes mas, como na rumba congolesa, se completam. Um disco perfeito para quem gosta de música africana e guitarras.

 



 






POSTADO EM: /ÁFRICA LATINA