Mercocidades e El Mapa de Todos: Porto Alegre, capital da integração



10 Novembro 2013

da Redação

Entre os dias 27 e 29 de novembro, acontece em Porto Alegre a 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, com participação de gestores públicos, especialmente prefeitos, da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Festival El Mapa de Todos integra a programação do evento, com realização de seminário sobre produção cultural na região. As inscrições – gratuitas – já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

A programação inclui o Festival de Música Ibero-Americano “El Mapa de Todos”, mostra de filmes Democracine, Seminário do Desenvolvimento Social ao Desenvolvimento Sustentável e, no segmento comercial, o Fórum de Negócios do Mercosul, entre outras atividades. A Cúpula da Mercocidades reunirá urbanistas, líderes governamentais, gestores públicos, especialistas em gestão urbana, ONGs Internacionais e acadêmicos da sociedade sul-americana.

Já estão confirmadas as presenças de prefeitos de cidades como Buenos Aires (ARG), Montevidéu (URU) e Assunción (PAR), do presidente da Associação Brasileira de Municípios (AMB), Eduardo Tadeu Pereira, da coordenadora dos cursos de graduação e especialização da Unisinos, Gabriela Mezzanotti, do chefe do Escritório Internacional da Ufrgs, Nicolas Mailard, além do prefeito José Fortunati e do secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto.

Mercocidades

Trata-se da principal rede de municípios do Mercosul e é referência em processos de integração. Foi fundada em 1995 – Porto Alegre está entre as cidades pioneiras – para favorecer a participação dos municípios nos processos de integração regional, promover a criação de ambiente institucional para cidades dentro do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação das municipalidades associadas.

Fundada em 1995, a Rede Mercociudades reflete a realidade da América do Sul, unindo mais de 150 cidades com a finalidade precípua de compartilhar projetos e idéias para o melhor desenvolvimento dos cidadãos. Atualmente, conta com 272 cidades de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Porto Alegre foi a primeira cidade a ocupar a posição de secretária executiva da Mercocidades.

Em novembro de 2013, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, passar a ser Secretaria Executiva da Rede e o tema de seu mandato "Protagonismo Cidadão e identidade regional" tem a ver com a própria história da cidade gaúcha que reconhecida internacionalmente como a Capital da Democracia Participativa, especialmente por conta do Orçamento Participativo e das edições do Fórum Social Mundial.

Porto Alegre entende que somente por meio do compartilhamento de responsabilidades e da união de esforços, os governos locais da América do Sul poderão lograr êxito para a plena convivência entre os povos sul-americanos de forma a que tenhamos um continente realmente sem fronteiras.






POSTADO EM: /Festival /4ª edição