Ultramen fecha El Mapa de Todos, hoje em Porto Alegre



10 Novembro 2013

da Redação

Definido com o “atlas del sonido sudamericano”, pela revista Rolling Stone da Argentina, o festival El Mapa de Todos traz neste ano 15 apresentações, tendo as locais Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen, e a uruguaia La Vela Puerca, como healiners. Os venezuelanos Los Mentas, por sua vez, retorna ao festival à pedido do público gaúcho, depois do show histórico realizado na edição de 2011.

O festival também traz pela primeira representantes da Colômbia e da República Dominicana, o quinteto Esteban Copete y Su Kinteto Pacífico e o duo feminino Las Acevedo. O grupo colombiano chega ao Brasil com apoio do movimento Cali Suena em Vivo, formado por casas de shows, produtores e artistas, que promove a cena musical local e a difusão da música do país no mundo.

Outros artistas latinos presentes no palco do El Mapa de Todos são o também uruguaio Max Capote, a argentina Valle de Muñecas e, ainda, o duo Finlândia formado por um argentino e um brasileiro. De outros estados, se apresentam Esperando Rei Zula, de Brasília, e ruído/mm, de Curitiba, além dos locais Ian Ramil, Frida, O Curinga e os clássicos Acústicos & Valvulados.

Vejam a seguir, quem são os artistas que se apresentam na terceira noite do evento, no dia 27 de novembro.

O CURINGA

O Curinga é uma banda de Novo Hamburgo, localizada no Vale dos Sinos, importante conglomerado urbano da Região Metropolitana. A banda surgiu em 2008, formada por João Lucchese nos vocais e guitarra, Diego Salles no baixo, Samuel Muller na bateria e Daniel Limas na guitarra. Em 2012, depois de lançar singles e EPs, O Curinga edita seu primeiro disco, com ótima repercussão de mídia e público. Nesse período, participou do evento Noite Senhor F, no Opinião, destacando-se pelo seu show intenso e suas canções pop. O Curinga também representa a nova música gaúcha no palco do Festival El Mapa de Todos.


DUO FINLANDIA

O Duo Finlandia é formado por um brasileiro, Raphael Evangelista (violoncelo/voz), e um argentino, Mauricio Candussi (acordeão/piano/programações/voz). Os dois definem sua música como folk-eletrônico, pela mistura de ritmos tradicionais com as linguagens, instrumentos e ferramentas tecnológicas da música moderna. Em sua carreira, o Duo tem se apresentado nos dois lados da fronteira, participando de festivais no Brasil, Argentina e Uruguai, entre outros países. Na canção “No podemos quedarnos quietos”, do disco Dale, eles cantam: “vamos a recorrer el mundo con una mensaje de unidad”. Duo Finlândia é a síntese viva da integração no palco do El Mapa de Todos.


ESTEBAN COPETE Y SU KINTETO PACÍFICO

Estebab Copete y Su Kinteto Pacífico são os mais importantes representantes da música afro-caribenha, da região do Pacífico colombiano. Natural de Cali, Esteban Copete é neto de Petronio Álvarez, o lendário compositor de Mi Buenaventura, e nome de um dos principais festivais folclóricos do mundo, que acontece anualmente em Cali, na Colômbia. O grupo é formado por Esteban Copete (marimba, voz e sax soprano), Carlos Loboa (cununos, bombo e coros), Sergio Ramirez (bombo, redoblante e coros), Fernando Hurtado (voz e guasa) e Jefferson Obando (baixo eletro-acústico e e voz). Esteban Copete y Su Kinteto Pacífico é o movimento “Cali Suena en Vivo” no palco do El Mapa de Todos.


LOS MENTAS

Natural de Caracas, Venezuela, Los Mentas é uma das principais bandas de rock da América Latina em atividade. Neste ano, completaram 15 anos de carreira, com uma turnê pelo país e um disco ao vivo livre para download dos fãs. A banda é formada por Juan Olmedillo, Hector Lucas Paredes, Richard El Chicha Blanco e Carlos Aray. Em 1999, ganham o IX Festival Nuevas Bandas e iniciam uma carreira que os levou a grandes festivais, como Vive Latino, no México, por duas vezes, e Rock al Parque, em Bogotá, entre outros. Em 2011, foram um dos destaques da segunda edição do Festival El Mapa de Todos, conquistando o público gaúcho. Los Mentas, de volta ao palco do Opinião, é a afirmação da identidade entre os nossos povos.


ULTRAMEN

A Ultramen é uma banda brasileira de rock, soul, samba, hip hop e outras levadas, formada em Porto Alegre, em 1991. Integram a banda Tonho Crocco (vocais), Julio Porto (guitarra), Pedro Porto (baixo), Zé Darcy (bateria), Marcito e Malásia (percussão), Dj Anderson (scratches), e Leonardo Boff (teclados). Ultramen tem quatro discos gravados, entre eles o clássico Olelê, que traz hits como “Esse é o meu compromisso” e “Dívida”, entre outros. Depois de alguns anos afastada, a banda retornou aos palcos esse ano para uma série de shows, com grande sucesso. Um deles é o que vão apresentar no El Mapa de Todos, afirmando a qualidade da música gaúcha, a sua dimensão internacional e o papel da música como instrumento de união entre os povos.




* Ingressos nas Lojas Multisom e nos site do Opinião - www.opiniao.com.br






POSTADO EM: /Festival /4ª edição