Nesta semana, Porto Alegre é a Capital da Integração



24 Novembro 2013

da Redação

“Porto Alegre vai se transformar na Capital da Integração nesta semana, com a realização do Festival El Mapa de Todos e da 18ª Cúpula da Rede Mercocidades”, afirma Fernando Rosa, curador do festival. O festival ocorre durante toda a semana, com mostras, seminários e shows, na casa de shows Opinião, nos dias 26, 27 e 28, terça, quarta e quinta-feira. A cúpula da Rede Mercocidades, que reúne gestores públicos das cidades do Mercosul e da América Latina, será realizada entre os dias 27 e 29, com debates sobre variados temas da região, incluindo duas mesas em parceria com o festival El Mapa de Todos.

Para o jornalista Fernando Rosa, “o festival El Mapa de Todos consolida-se como um momento importante para a cultura da cidade, do estado e do país, ao afirmar Porto Alegre como referência latina para um novo processo de integração”. Segundo ele, o novo mundo das redes sociais rompeu as velhas fronteiras, abrindo caminhos para a troca de informação e construção de uma “nova” identidade cultural e musical na região. “É como se as trilhas incas e guaranis novamente se cruzassem para promover a troca de conteúdos de uma maneira muita mais intensa, criando um novo cenário para a construção de uma nova identidade regional”, diz ele.

O festival abriu suas atividades no sábado, 23, com mostra de dois documentários musicais latinos no Clube Silêncio (João Alfredo, 449), na Cidade Baixa, em duas sessões, às 15 e às 17 horas, uma parceria do festival com o Centro Peruano de Porto Alegre e o Clube Silêncio. Um dos documentários apresentados foi Saicomania – Los Saicos 1964/66, de Héctor Chávez, que conta a história do quarteto proto-punk nascido em Lima, no bairro de Lince, nos anos 60, e um dos mais originais e cultuados grupos de garagem da história do rock mundial. Na mesma tarde, às 17 horas também foi exibido o documentário Las Alturas de Macchu Picchu – Los Jaivas & Pablo Neruda, de Reynaldo Sepúlveda.

- Veja a programação geral e informações detalhadas na página do festival - www.facebook/elmapadetodos

- Acompanhe a programação da 18ª Cúpula da Rede Mercocidades no portal do evento - wordpress.procempa.com.br/mercociudades/






POSTADO EM: /Festival /4ª edição