Colombia! The Golden Years of Discos Fuentes



05 Fevereiro 2017

por Fernando Rosa

As coletâneas, quando bem feitas, são obras que prestam um grande favor aos amantes da música, em qualquer gênero. Para o rock, foram fundamentais séries como Nuggets, Pebbles e centenas de outras, em diversos países. Quando sérias e honestas, elas traçam um panorama do gênero ou época, se for o caso, e introduzem os ouvintes naquele universo.

É o caso da maravilhosa “Colombia! The Golden Years of Discos Fuentes”, lançada em 2007, pelo selo Soundway. Organizada por Roberto Ernesto Gyemant, a coletânea reúne 20 temas que contam a história da gravadora Discos Fuentes, de Medellín, na Colômbia. No som, ritmos clássicos latinos, como a cumbia, fandango e porro, entre outros, em registros dos anos sessenta e setenta, principalmente.

Além da prazeirosa audição devido à qualidade do repertório, a coletânea tem um caráter histórico ao registrar a trajetória da gravadora Discos Fuentes. Fundada nos anos trinta, originalmente em Cartagena por Antonio Fuentes, Discos Fuentes é base fundamental da construção da identidade musical colombiana. Sempre sintonizada com seu tempo, a gravadora capturou a modernização da cumbia, especialmente, e de outros gêneros, nos anos sessenta e setenta.






POSTADO EM: /Resenha