Documentário resgata os grandes bateristas colombianos



21 Setembro 2015

da Redação

O trio Los Pirañas reúne três dos músicos mais importantes da música colombiana moderna: o guitarrista Ébliz Álvarez, o baixista Mario Galeano e o baterista Pedro Ojeda. Os três se dividem entre produção e participação em grupos os mais variados como Onda Trópica, Frente Kumbiero e Meridian Brothers. Ojeda acaba de lançar o LP Romperayo e também enveredou pelos caminhos de documentarista.

O documentário Los Propios Bateros busca trazer à tona as raízes da música "bailable" colombiana, segundo matéria publicada recentemente pela Vice. Ojeda entrevista grandes bateristas da história da música colombiana, como Guillermo Navas, de Cartagena. Também foram ouvidos Plinio Córdoba Valencia, um dos nomes mais importantes do jazz do país e Germán Chavarriaga r Wilson Viveros B, que participou das gravações do Onda Trópica.

Em 2013, Ojeda participou de outro projeto de pesquisa musical, chamado Sur-Sur (Colombia-Angola), ao lado do músico, compositor e luthier angolano Victor Gama. O projeto mapeou a música da região do Pacífico Sul Colombiano e da província de Huambo emAngola, ao Sul da Africa. O resultado final pode ser vista na página - www.tsikaya.org.








POSTADO EM: /Festival /6ª edição